sexta-feira, 21 de março de 2014

Halo é uma apologia ao neonazismo!

Graças ao blog “Meu professor de história desistiu de mim”, meu post sobre Call of Duty conseguiu  500 visualizações em dois dias. Obrigado, Professor!

Antes de começar o meu post; estou ciente que muitos desses leitores falaram que as tais mensagens subliminares foram impostas ou que foram intencionalmente colocadas alí por alinhamento político da publicadora em questão. Em nenhum lugar eu acusei que a publicadora ou as desenvolvedoras eram racistas ou conservadoras.

O que, de fato, acontece é que as desenvolvedoras se dedicam cada vez mais ao multiplayer e menos ao single-player. E, convenhamos, é muito mais fácil escrever uma história sobre “país X invade os EUA” do que uma catarse de guerra ou um “plot twist” complexo.

Uma história ser “acidentalmente conservadora” não deixa de ser conservadora e as mensagens subliminares ainda estarão alí, apesar da intenção e o meu post foi feito para apontá-las.

Muitas das outras pessoas que leram o texto do Call of Duty se espantaram com a mensagem ultraconservadora da franquia. Estou escrevendo esse post para dizer que tem franquias MUITO piores em relação a esse quesito. A franquia que vou falar hoje?

HALO (post começa aqui)

Não existe algo que atrai mais os olhares de “hardcore gamers” do que franquias (ok, além de “gráficos”). Só de colocarem um número no título são capazes de ter uma ereção do Maracanã ao Corcovado (afinal de contas, se teve o 2 significa que o 1 era bom, né?).

Dito isso, Halo é, de longe, a franquia mais “over-rated” (sobre-avaliada) da história dos videogames. A franquia é responsável por, sozinho, alavancar as vendas do Xbox original, tornar viável o sucessor 360, fazer sucesso e fazer tornar viável Xbox One; fazendo da gigante de software Microsoft em também uma gigante dos videogames; além de ser a maior franquia de games de consoles antes de Call of Duty dominar.

Digo que over-rated porque NADA justifica o sucesso da franquia: tem nada de diferente e inovador nessa franquia. Tipo, até Call of Duty tem motivos para ter sucesso: o sistema de killstreaks, as grandes variedades do modo mutiplayer e a introdução do conceito de uma guerra “WWII-like” em dias atuais. Mas Halo tem nada (não, a Warthog é muito pouco para justificar isso tudo).

Sinceramente, o grande motivo do sucesso de Halo é simplesmente a introdução do gênero FPS (tiro em primeira pessoa) nos consoles, algo que era exclusivamente para PCs (e que sempre funcionaram e sempre funcionarão melhor no PC porque o mouse é mais preciso do que a alavanca de console). Ok, falando tudo isso, vou ser mais direto ao ponto:

HALO É UMA APOLOGIA AO NEONAZISMO!!!

Eu sei que é uma acusação muito forte a ser feita, e não estou acusando a desenvolvedora ou a publicadora de serem nazistas, apenas a sua obra (que os responsáveis deveriam dar explicações). Me desculpe se o texto não ficar tão bom quanto o do Call of Duty: é que eu não sou muito conhecedor dessa franquia, mas sei o suficiente para embasar a minha acusação.

Diferente de CoD, Halo tem uma única história com sequências diretas (Halo 1; 2; 3; 4;...) e tem alguns jogos que contam a história que acontece entre um e outro (ODST, Reach,...). Dito isso, vamos a história:

Meio milênio do futuro, a humanidade conseguiu um avanço tecnológico o suficiente para fazer viagens espaciais e visitar outros planetas. Porém, a humanidade basicamente fica resumida em um único planeta, chamado Reach, porque é acuado por raças alienígenas ainda superiores tecnologicamente aos humanos.

Os humanos são altamente dependentes de uma classe chamada de Espartanos para sobreviver. Essa classe vive exatamente da maneira do que você pensa: são humanos treinados especificamente para a guerra desde que são nascidos. O protagonista do jogo é um dos Espartanos, que é chamado de Master Chief.


Uma pausa na história: Master Chief é conhecido como o mascote da marca Xbox. O nome é idiota, ele não tem um rosto (é reconhecido pelo seu capacete), não tem emoções, não tem fobias, não tem personalidade, não tem preferências culturais, não tem prazer, não tem carisma e não tem orientação sexual. Ele é um organismo biológico desenvolvido somente para matar. Ele é, de longe, o pior mascote que a humanidade já criou. E você reclamando do Fuleco...

Voltando: os espartanos são treinados para a guerra por toda a vida. Como a armadura de guerra é pesada demais para um humano aguentar, eles precisam de tomar um soro que os transformem em super-soldados. O soro é muito potente e muitos morrem durante o processo. O mais assustador não é o conceito do super-soldado: é a de que o primeiro sinal que o soro funcionou em um determinado espartano é a DE O OLHO DELE FICAR AZUL.



Eu não acredito que escrevi isso... Alguém por favor defina “raça ariana” pra quem criou essa história por mim? Grato.

Os inimigos: uma aliança (isso mesmo: grupo) de aliens conhecido como Covenant. Diferente dos espartanos, que parecem idênticos de um para o outro; os Covenant são absurdamente diversos entre si: tem aliens de todos os tamanhos, pesos e cores. É tão colorido que parece uma invasão de clones de integrantes da banda Restart.



Eu sei o que os fãs vão dizer: os Covenant são diversos porque é uma raça extremamente teocrática e que escraviza outras espécies usando religião e a usam como mão-de-obra escrava de diversas maneiras, como por exemplo, soldados de guerra.

Só que a noção de “monocultura bem vs multicultura mal” ainda está ali e, se a intenção foi fazer uma crítica a doutrinação religiosa, me diga porque então boa parte da jogabilidade se resume a seguir ordens de NPCs (personagens não jogáveis) de patentes superiores a sua, hein?

Os Covenant não gostam dos humanos porque a simples existência de humanos já torna a “Bíblia” deles paradoxal (eu não sei dizer o porquê, talvez o motivo seja que seus deuses já lutaram contra humanos e relatarem tendo exterminado), mas também porque no planeta dos humanos têm resquícios de Arks (instalações de seus deuses), como veremos a seguir.

Os deuses dos Covenant são chamados de Forerunners. São uma espécie ainda mais desenvolvido tecnologicamente que viveu muito tempo no passado e que lutou em uma guerra contra uma espécie chamada Flood, que são parasitas que precisam de um hospedeiro com consciência para crescer e reproduzir.

Qual foi a idéia dos Forerunners para acabar com a guerra? Usar as Arks para construir Halos (daí o nome da franquia). Halo, que tem esse nome pelo seu formato, é habitável, gera gravidade própria da maneira idêntica a estação espacial de “2001, uma odisséia no espaço” e é uma arma capaz de destruir galáxias.



Isso mesmo: o plano dos Forerunners era destruir uma galáxia inteira, matando todos os Floods, os portadores dos Floods e potenciais portadores dos Floods. UAU! Nem faz uma semana que uma integrante de BBB falou que deveriam matar todos os portadores do vírus HIV.

“Mas eles são os vilões do jogo”, né? Sim, mas isso não torna os Floods automaticamente os mocinhos. Então, em uma invasão Covenant contra os humanos, os aliens acidentalmente atiram em um dispositivo que liberam os Floods que os humanos têm armazenado e os liberam, adicionando mais um vilão para o jogo. Tirando uma casta específica de Covenant, todos os aliens do Universo da franquia são inimigos dos humanos. Péssima diplomacia ou mania de vitimismo?

E aí que a confusão começa e o meu conhecimento da franquia acaba.

Mas, sério, será que ninguém percebeu os conceitos neonazistas presentes na franquia? O culto a uma raça superior, a vilanização da diversidade e a exterminação de seres inferiores (ou defeituosos)? Tipo, isso não seria o tripé da ideologia neonazista? Será que isso já está tão enraizada que nem percebemos?



Observação: criei uma página do Facebook para o blog. Se vocês gostarem do conteúdo do blog E tiverem Facebook, podem curtir!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. eu pesquisei no google após ver o trailer do nascimento de um espartano... já tinha nojo, porque assim como os Jedis, eles já "nascem pra serem os herois", ai veio que eles não são gente (maquinas feitas de carne e osso!), com a cena do olho? fiquei com nojo da saga, fico feliz em não ser o unico a pensar dessa forma! (fora que no Zangado, já tinha percebido que só os humanos eram os "herois", meio estranho isso, 40 raças no universo, todas odeiam só humanos, por que será né!?)

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  3. deve ser um hater de Halo para falar asneira

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  4. nunca tinha lido tanta merda na vida

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  5. A imagem que mostra o olho do espartano ficando azul não está mais aí. Pra quem exige provas, a imagem retirada está em um anúncio de Halo Reach no Youtube(a qualidade não é das melhores, mas vcs conseguirão perceber): https://www.youtube.com/watch?v=lxKNCL18nSY

    Espero ter ajudado!

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